quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Bem-vindos ao Blog do Grupo de Pesquisa DMAD

Caros visitantes,

É com imensa satisfação que apresentamos o blog do Grupo de Pesquisa Direito, Meio Ambiente e Desenvolvimento, certificado pela Universidade de Caxias do Sul e inserido no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

O Grupo é formado por docentes e discentes do Programa de Mestrado em Direito da UCS, sendo constituído pelas seguintes linhas de pesquisa:


1. Direitos fundamentais, meio ambiente e cidadania

Objetivo: Estudar os direitos fundamentais como dimensão simbólica fundamental das instituições jurídico-políticas e como critério de legitimidade para os processos de preservação e educação ambiental,abordando os direitos de cidadania como horizonte a nortear os processos emancipatórios.



2. Direitos humanos, multiculturalismo e meio ambiente

Objetivo: Estudar o Multiculturalismo e relações interculturais; direitos humanos e minorias étnicas; identidade, igualdade e diferença no âmbito intercultural; acesso à justiça e desenvolvimento; meio ambiente, ecocidadania e desenvolvimento; ecologia e políticas nacionais de meio ambiente. Gestão democrática e cidade sustentável. Globalização, desenvolvimento e sustentabilidade.



3. Ecologia jurídica e legislação ambiental

Objetivo: Fomentar a consciência ecológica, substituindo a visão antropocêntrica por uma concepção biocêntrica ou ecocêntrica nas relações homem/natureza, com vistras a dar sustentabilidade aos processos de desenvolvimento. Interpretar e compreender a legislação ambiental nacional e internacional, bem como a sua efetividade e aplicabilidade.



4. Justiça Ambiental, saber e ação

Objetivo: Visa refletir sobre o marco teórico do desenvolviento sustentável no Brasil a Agenda 21, numa perspectiva local de conscientozação das instituições públicas e privadas.



5. Relações de Trabalho, Meio Ambiente e Desenvolvimento

Objetivo: Estabelecer relações entre a precarização do mundo do trabalho e os reflexos sobre o meio ambiente e a busca pelo desenvolvimento sustentável.


O blog tem como propósito divulgar as atividades do Grupo de Pesquisa, compartilhar conteúdo científico entre pesquisadores das Ciências Sociais e fomentar a pesquisa nas áreas de concentração.

Seja bem-vindo ao nosso Blog!

GP DMAD

Mestrado em Direito UCS

Nenhum comentário: